Selecções Nacionais de Sub16

Como noticiamos no MaisBasquetebol na semana passada, as selecções nacionais de Sub16 participaram no passado fim-de-semana em torneios realizados em Espanha.

 

Selecção Sub16 Masculina

 

Esta selecção esteve entre o dia 5 e 8 no Torneio Internacional de Iscar, onde estavam presentes as selecções de Espanha, Itália e Eslovénia que estiveram em competição perante Portugal.

 

De seguida apresentamos um pequeno resumo de cada jogo que está disponível no site da Federação Portuguesa de Basquetebol (www.fpb.pt):

 

Portugal 38 / Espanha 64

Apesar da diferença pontual expressa no final do jogo, a equipa portuguesa durante grande parte do encontro conseguiu colocar alguns problemas à forte e muito alta equipa espanhola. A meio do 3º período Portugal perdia por 12 pontos, mercê fundamentalmente de uma boa organização defensiva. Nos últimos 13 minutos, com o cansaço acumulado de uma viagem realizada no próprio dia e a sobrecarga de esforço na luta das tabelas, Portugal sofreu um parcial de 23-10. Neste jogo, um destaque muito especial para os 12 ressaltos conquistados pelo Hugo Sotta.

 

Portugal 49 / Itália 67

Portugal acabou o 3º período a vencer a Itália por 45-42, fruto de uma grande defesa aos bases adversários e ao domínio das duas tabelas, pelo Hugo Sotta (13 ressaltos), Jonah Callenbach (8 rs.) e Mansour Anne (6 rs.). Inexplicavelmente, a jovem equipa portuguesa pareceu aturdida com a franca possibilidade de vencer o jogo, soçobrando por uns claros 25-4 no 4º período

 

Portugal 63 / Eslovénia 72

O equilíbrio foi a nota dominante durante todo o jogo ( 12 / 18 ; 18 / 17 ; 17 / 20 ; 16 / 17 ). A Eslovénia que vinha de uma vitória excelente contra a Espanha no dia anterior, nunca foi capaz de se superiorizar de forma clara á equipa portuguesa. Destaques especiais para os 20 e 15 pontos do Jonah e do Mansour. Também em destaque, mais uma vez, a força e o grande empenho na luta das tabelas do nosso “big man” Hugo Sotta.

 

Portugal 74 / Geórgia 71

No jogo de atribuição do 7º/8º lugares, Portugal venceu a aguerrida, destemida e enérgica Geórgia, mercê de um bom desempenho ofensivo no derradeiro período. Destaques especiais para a energia e organização ofensiva do João Barbosa e para a capacidade anotadora de longa distância do Jonah e do Miguel Soares.

 

Selecção Sub16 Feminina

 

A selecção feminina também esteve no país vizinho para participar no Torneio Internacional Ribera Alta del Ebro, patrocionado pela Federação Espanhola de Basquetebol.

Neste torneio estiveram presentes as selecções da Turquia e as Selecções de Espanha de Sub15 e Sub16, sendo a selecção espanhola de sub16 actual campeã europeia em título, além de terem sido campeãs em 2005 e 2006, e vice-campeãs em 2007, demonstrando assim o poderio das adversárias.

Já a nossa selecção era quase totalmente inexperiente a nível internacional, assim o grande objectivo da nossa selecção ao participar neste torneio era ganhar experiência internacional para futuras competições oficiais.

Assim, a nossa equipa quedou-se pelo último lugar do torneio, perdendo por 20 no primeiro jogo contra a Turquia e perdendo contra as selecções espanholas por Sub16 (74-43) e Sub15 (62-49).

A equipa vencedora deste torneio foi a selecção sub16 de Espanha, com a seguinte classificação final:

1º Espanha Sub16 3V

2º Turquia 2V1D

3º Espanha Sub15 1V2D

4º Portugal 3D

Explore posts in the same categories: Selecções Nacionais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: