Wilt Chamberlain, a máquina dos pontos!

Wilt Chamberlain nasceu em 21 de Agosto de 1936, em Philadelphia, Pensilvânia, era uma das nove crianças do pai William e da mãe Olivia Chamberlain.

O pai trabalhou numa companhia de publicação local, enquanto a sua mãe trabalhava como empregada doméstica. Os Chamberlains viveram numa vizinhança racial-misturada da classe média, e Wilt teve uma infância relativamente agradável. Na escola secundária Wilt começou a jogar na equipa de basquetebol. Igualmente jogou em alguns campo de basquetebol com jogadores mais velhos que lhe ensinariam muito sobre o jogo.

Máquina de Pontos

 Em 1959 Chamberlain  juntou-se às estrelas da NBA ao serviço dos Philadelphia e obteve logo um impacto imediato na liga. As equipas tentavam retira-lo do jogo mas como não conseguiam tentavam reduzir a sua prestação por jogo. Chamberlain tinha  como média de pontos durante a época 1959-60, 37.9 pontos por jogo, mais oito pontos do que a media mais alta alcançada por um jogador na história da liga. Foi o rookie do ano e consequentemente o melhor jogador do ano na época de 1959-1960.Nas seis épocas seguintes, Chamberlain conduziu a liga na liderança dos pontos!!

Na época de 1961-62 conseguiu a média de 50.4 pontos e marcou 100 pontos num jogo, marca essa que ainda esse mantém na história da liga. Em 1962-63 obteve a média de 44.8 pontos por  jogo. Chamberlain era sem dúvida uma das grandes máquinas de pontos na história do basquetebol. Apesar das excelentes anotações de Chamberlain, a equipa não ganhava qualquer campeonato da NBA. Os célticos de Boston liderados pelo seu poste Bill Russell , dominavam o jogo nos  finais dos anos 50 e no princípio dos anos 60. Russell tinha revolucionado o basquetebol com sua defesa, tanto quanto Chamberlain teve com o seu poderio no ataque.

Finalmente, em 1967, ganha o campeonato com o 76ers, terminando a temporada com o melhor registo na história da liga da altura (68vítórias, 13derrotas). Os  76ers bateram na final os guerreiros de San Francisco (4-2 , total da série) para ganhar o primeiro título da NBA para Chamberlain. Diversos anos mais tarde Chamberlain foi trocado, desta vez para os  Los Angeles Lakers. Os Lakers tinham caracterizado grandes jogadores numerosos com os anos, incluindo Elgin Baylor e Jerry mas não tinham ganho um campeonato desde 1960. Em 1972, entretanto, os Lakers apareceram para finalmente ganhar um campeonato. Terminaram o ano com o melhor registo da temporada e da história da liga (69 vitórias, 13 derrotas), quebrando assim o recorde dos 76ers em 1967.

No campeonato, os Lakers jogaram comos os Knickerbockers,de Nova Iorque, conduzidos por Willis Lingüeta, por Dave DeBusschere, por Bill Bradley, e por Walt Frazier. No quarto jogo da série Chamberlain sofreu uma lesão  ao fracturar o pulso. Embora os Lakers estivessem na frente da série por  três jogos a um, a série ainda pareceu na dúvida por causa da lesão de Chamberlain. Apesar da dor compreensível, Chamberlain jogou o jogo seguinte com as mãos almofadadas. Marcou 24 pontos, conquistou 29 ressaltos, e desarmou 10 lançamentos. Os Lakers ganharam o jogo e a série terminou com quatro jogos a um, trazendo o primeiro campeonato da NBA para Los Angeles. Depois da época de 1973, Chamberlain deixou a NBA como líder absoluto nos pontos (mais de 30.000), nos ressaltos (mais de  22.000), e com as quatro prémios  de MVP da época e  mais de quarenta registos na liga. Após a aposentação do basquetebol, Chamberlain foi envolvido numa grande variedade de actividades. Patrocinou diversos grupos atléticos amadores, incluindo equipas do voleibol e outros clubes. Investiu sàbiamente com os anos e passou os seus anos da aposentadoria como um homem rico.Quando entrava num campo de basquetebol, era uma presença legendária!!!

 

 

 

Explore posts in the same categories: Lendas do Basquetebol

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: