Acordo entre S. L. Benfica e SportTv

benfica-vs-sportv

No passado dia 29 de Janeiro, foi publicado no site da Federação Portuguesa de Basquetebol um comunicado sobre o acordo alcançado entre o clube S.L. Benfica e o canal desportivo de televisão pago SportTv, em relação as transmissões das modalidades amadoras do clube.

O comunicado era o seguinte:

 

“O Sport Lisboa e Benfica e a Sport TV chegaram, hoje, a um acordo para as transmissões dos jogos das modalidades de pavilhão do Sport Lisboa e Benfica (Basquetebol, Voleibol e Andebol) em que as suas equipas actuem na condição de visitado.

Estes jogos serão transmitidos maioritariamente em directo e exclusivo, pela Benfica TV, havendo igualmente, jogos cuja transmissão será feita em directo na Sport TV e em diferido na Benfica TV.

De salientar o esforço feito pelo Sport Lisboa e Benfica e a Sport TV para alcançarem o acordo agora anunciado e do qual o primeiro beneficiário é o desporto português, pelo fomento e divulgação que as modalidades envolvidas vão conhecer.
Sublinhe-se, por outro lado, que sempre foi objectivo do Sport Lisboa e Benfica e da Sport TV transmitirem estes jogos sem que isso provocasse prejuízo a nenhuma das partes envolvidas. O presente acordo salvaguarda este entendimento.”
 

 

Sobre este tema o MaisBasquetebol emite a sua insignificante opinião, uma vez que ao ler o comunicado acima citado, a triste vontade que deu foi…de rir!

Qual é a congratulação da Federação neste acordo?

Não se compreende, uma vez que o que está em causa não é a nossa modalidade e a sua visibilidade, mas sim a força do futebol do Benfica. Nada neste acordo, infelizmente, têm a ver com o Basquetebol, o Voleibol ou Andebol citados no comunicado, caso o Benfica não tivesse renunciado as transmissões dos seus jogos de futebol das competições europeias, quando não permitiu a transmissão pelo canal desportivo.

Quando no terceiro parágrafo é escrito que “o primeiro beneficiário é o desporto português, pelo fomento e divulgação que as modalidades envolvidas vão conhecer”, então é que as dúvidas mais assaltam as mentes de quem realmente defende o Basquetebol. Uma vez que, ao longo da época do campeonato de basquetebol os jogos dados pelo referido canal são escassos, os eventos da modalidade transmitidos são os jogos que envolvem as grandes equipas ou fases finais da Taça de Portugal, ou já a final do Play Off, ou seja, eventos que por si só já têm grande visibilidade. Mas mesmo assim, devido às transmissões televisivas, os horários dos jogos são alterados com o único objectivo de satisfazer os interesses do canal de televisão, sem os clubes e quem trabalha neles (desrespeitando o trabalho continuado e desenvolvido pelas pessoas envolvidas verdadeiramente na modalidade) sejam ouvidos.

Existem vários exemplos deste total desrespeito pelo verdadeiros agentes da modalidade, jogos transmitidos ao domingo de manhã (período com menor audiências televisivas, qual a visibilidade falada?) ou a alteração para as 14h!! de uma meia final da Taça de Portugal entre dois dos principais clubes da modalidade desde da década de 80, Benfica-Ovarense, onde vieram a público treinadores de ambas equipas, muito experimentados, manifestarem a sua surpresa pela primeira vez realizarem um jogo a tal hora.

Mas, com este acordo atingido ficamos então ansiosos por voltar a ver basquetebol nacional neste canal pago de desporto, contudo, numa consulta ao site do referido canal…nada agendado!

 

Explore posts in the same categories: Artigos - opinião

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: