Selecção Nacional inicia trabalhos para lutar pela última vaga para Europeu

A Selecção Nacional Sénior Masculina no próximo dia 21 inicia os trabalhos com vista a participar na Fase Adicional de Qualificação do Campeonato da Europa, de forma a lutar pela ultima vaga que ainda existe para participar no Campeonato da Europa que se irá disputar no final do Verão.logo FPB

Com os trabalhos a iniciarem-se a 21 de Junho e a terminarem a 8 de Julho, aquando da realização do único jogo treino perante a Finlândia, o seleccionador Moncho Lopez convocou 14 jogadores, com mais dois jogadores a serem alertados para estarem atentos para serem chamados em caso de alguma eventualidade que são Rui Mota (Ovarense) e Marco Gonçalves (Benfica).

Os jogadores Miguel Miranda e Nuno Cortez da Ovarense e Elvis Évora e João Santos do Benfica só mais tarde vão ingressar nos trabalhos da selecção devido às suas equipas terem estado a disputar a final do playoff da LPB.

Assim os 14 seleccionados são os seguintes:

Filipe da Silva Evreux (FRA)
João Figueiredo FC Porto
João Reveles Vagos
José Costa Ginásio
Carlos Andrade Bruesa (ESP)
Fábio Lima Mérida (ESP)
Jaime Silva Vigo (ESP)
João “Betinho” Gomes Breogan (ESP)
Paulo Cunha FC Porto
Fernando Sousa Académica
Jorge Coelho Gijón (ESP)
Manuel Sicó Barreirense
Mário Gonçalves CAB Madeira
David Gomes CAB Madeira

O seleccionador Moncho Lopez deu a conhecer as suas ideias e opiniões para os trabalhos que se aproximam sobre a selecção, dando assim a conhece-las no site da FPB (www.fpb.pt) de onde retiramos para informar as seguintes ideias:

Para Moncho Lopez, nesta primeira fase de treinos, “o objectivo mais imediato é consolidar a base táctica que a equipa já tem assimilado desde o verão passado. Nesta primeira lista há um conjunto de atletas do núcleo duro da equipa que nos ajudarão a reintegrar elementos chave, como Filipe da Silva, João Gomes ou João Figueiredo, que por diferentes motivos não puderam participar na fase de apuramento que disputámos em Setembro de 2008. Trata-se portanto de relembrar conceitos tácticos com os jogadores que já trabalharam no ano passado e inserir os novos jogadores no estilo de jogo que a equipa já interiorizou.”

Um segundo factor referido por Moncho Lopez é o alargar do número de postes disponíveis. Segundo o seleccionador português “no verão passado a nossa estrutura de homens altos foi muito debilitada por diferentes motivos, desde a renúncia de Francisco Jordão às lesões de Nuno Marçal e Jorge Coelho. Isto criou-nos muitas dificuldades para manter um nível físico capaz de competir com as selecções rivais que, habitualmente, já têm índices superiores. É por isto que queremos, neste estágio, tomar contacto com o maior número possível de jogadores interiores com potencial para aspirarem a uma integração na Lista definitiva. O bom trabalho queo técnico João Freitas realizou esta temporada leva-nos a acreditar que os jogadores do CAB Madeira David Gomes e Mário Gonçalves podem adaptar-se às nossas necessidades técnicas e táticas. Por esse motivo estão incorporados no nosso grupo de trabalho de forma a podermos observá-los e desafiá-los a prepararem-se para ajudar Portugal na sua luta pelo último lugar disponível no Euro 2009.” Moncho tem ainda uma palavra para a presença de um dos jogadores interiores mais promissores do panorama basquetebolístico nacional, Manuel Sicó, que inclusive já trabalhou com a selecção principal no inicio da preparação do passado Verão. Finalmente, o seleccionador nacional refere terceiro, mas importante, objectivo: o projecto de renovação da Selecção Nacional Sénior dando continuidade ao trabalho de formação da Selecção de Sub 20.

Moncho revela que na lista alargada estão inscritos diversos jogadores pertencentes à selecção de Sub 20 que, no passado Verão, trabalharam sob as ordens de Orlando Simões. “Por direito próprio, o já mencionado Manuel Sicó e o extremo Fábio Lima participarão nesta primeira fase para se poderem mostrar e, quiçá, conquistar um posto na lista final de 12 jogadores que disputarão o apuramento em Agosto. Independentemente, de entrarem na lista definitiva ou não, decerto cumpriremos o objectivo de dar continuidade ao trabalho dos nossos escalões de formação, tendo em perspectiva a progressiva renovação da Selecção Nacional sénior Masculina.”

Explore posts in the same categories: Selecções Nacionais

One Comment em “Selecção Nacional inicia trabalhos para lutar pela última vaga para Europeu”

  1. danilo Says:

    O Mario Gonçalves ja podem por ovarense;)
    Ja assinou para a proxima epoca.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: