Torneio SportTv

1ªJornada

Brasil 89 Angola 86

Portugal 67 Finlândia 59

2ªJornada

Finlândia 89 Brasil 95

Portugal 64 Angola 68

3ªJornada

Angola 83 Finlândia 96

Portugal 73 Brasil 77

Realizou-se este fim-de-semana o Torneio SportTv que servia essencialmente como jogos de preparação para os Jogos da Lusofonia e preparação para o Europeu. Neste torneio participaram excelentes equipas, como o Brasil que seria o vencedor, a Filândia, uma agradável surpresa no 2ºposto da classificação, equipa que pratica um basquetebol muito simples mas com grande eficácia, e ainda a selecção angolana, orientada por Luís Magalhães que apesar de ter ficado no último posto realizou grandes jogos ficando só uns furos abaixo no último jogo.

No que se refere à selecção nacional, este torneio representou um excelente ponto de análise sobre o trabalho realizado até então e da evolução feito pelo colectivo. E este torneio perante fortes equipas veio a revelar-se muito bom teste para Portugal que esteve em bom nível.

Num primeiro jogo perante a Filândia, que foi um mau jogo de basquetebol com muito contacto físico e com um critério de arbitragem algo estranho. Portugal acabou por vencer este encontro através de uma atitude muito guerreira e um grande espírito de equipa, algo que também é essencial trabalhar. E neste ponto de vista o exemplo máximo da selecção continua a ser o veterano José Costa, que realizou uma magnifica exibição e com o seu temível jogo exterior a surgir e ainda a ter tempo para assistir os seus companheiros. Costa foi auxiliado e bem por Elvis Évora que está atravessar um grande momento de forma e foi essencial num jogo em que a luta foi algo constante, e neste aspecto do jogo Portugal leva vantagem sobre várias equipas visto que conta com verdadeiros “guerreiros” como Carlos Andrade, Miguel Mirante, Filipe da Silva ou João Santos.

No dia seguinte a equipa da Angola era o adversário, o jogo foi de muito melhor qualidade em relação ao primeiro, um jogo equilibrado e bem jogado por ambas as equipas. Foi um encontro com uma grande intensidade, onde a pressão campo inteiro e sempre com grande intensidade angolana criou alguma dificuldade a Portugal, mas os bases José Costa e Filipe da Silva foram adaptando-se bem e ainda surgiu Diogo Carreira, que apesar de alguma dificuldade inicial realizou uma óptima partida que lhe viria a valer a titularidade no dia seguinte. Com um bom acerto de Miguel Miranda, com Carlos Andrade sempre muito forte na defesa e com 13pts no ataque, juntando-se ainda os 10 de João Santos a equipa portuguesa esteve sempre a lutar pela vitória até ao fim, onde esta acabou por sorrir para a equipa africana.

No último dia do torneio com a Filândia a infligir uma pesada derrota a Angola, a vitória no torneio ficava para o vencedor do encontro entre Portugal e Brasil. A equipa brasileira é uma equipa muito forte, quer fisicamente quer na sua capacidade de jogo, e com um plantel jovem como muita vontade de vencer. Foi dos melhores encontros deste torneio, com várias alternâncias tácticas, jogadas espectacular e com uma grande intensidade dos dois lados do campo e pelas duas equipas. Elvis Évora tinha pela frente uma difícil missão de parar o poderoso poste brasileiro Paulo Prestes e Elvis esteve muito bem, sendo mesmo o melhor marcador do jogo com 18pts. Carlos Andrade esteve mais uma vez em grande destaque, nos dois lados do campo, auxiliando Évora na marcação de pontos com 10. O jogo foi disputado até ao fim, com a equipa portuguesa a não ter discernimento suficiente para alcançar a vitória ao falhar em pormenores que levaram a vitória no torneio para a equipa do Brasil.

selecção torneio sporttvFoto retirado do site da FPB

Explore posts in the same categories: Campeonato da Europa - Seniores Masculinos, Selecções Nacionais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: