Sub16 Masculinos terminam em 13º

Portugal terminou a sua participação no Campeonato da Europa como 13ºclassificado. Temos a noção de que o nível natural das selecções portugueses é em redor desta posição, mas quem assistiu a este campeonato ficou com a sensação que uma melhor classificação podia ser facilmente alcançada.

Portugal 76 Holanda 71

15082009069

Portugal no sábado jogou contra a Holanda, em Santa Maria da Feira, com o objectivo de fugir ao jogo de disputa do último posto. A selecção da casa entrou muito forte no encontro, com grande intensidade defensiva no seu pressing a campo inteiro, com vários roubos de bola, mas que depois nem sempre eram materializados em pontos (com muitos lançamentos fáceis falhados). Com o tempo a passar e sem grande rotação da equipa, a capacidade defensiva de Portugal foi baixando e a equipa holandesa foi conseguindo soltar-se mais, aliado aos pontos perdidos, o 1ºperiodo termina com uma igualdade a 21pts.

Daqui até ao final do encontro, assistiu-se a uma partida em muitos momentos mal jogada, com muitos erros cometidos pelos portugueses e com algum receio em falhar ou assumir o jogo. Portugal terminou o jogo com 30lançamentos de 2pts falhados, o que transmite a ideia de como o jogo se realizou.

No 3ºperiodo Portugal conseguiu ter uma boa reacção e disparar no marcador, ao vencer este período por 10pts, permitiu ganhar uma boa vantagem para controlar o jogo nos últimos 10min. Apesar do desacerto permanente e do constante aproximar dos holandeses, Portugal nunca foi capaz de sentenciar o jogo, estando até aos momentos finais apertado para alcançar a desejada vitória.

Num jogo em que o desacerto era enorme, sendo quase unicamente Miguel Cardoso (por vezes exageradamente individualista) assumir responsabilidades de lançamento, apesar das boas prestações, embora discretas, de Miguel Soares e Ruben da Silva, custa a compreender os 40m no bando de Jonah Callenbach, claramente a melhor “arma” ofensiva das quinas.

Portugal 95 Irlanda 66

Com a vitória contra a Holanda, o jogo de domingo Portugal ia disputar contra a Irlanda (equipa que já tinha vencido neste Europeu) o 13º posto da classificação.

Apesar de um 1ºperiodo muito produtivo por ambas as equipas, com os portugueses a terminarem a vencerem por 27-24, no 2ºperiodo os irlandeses perderam o norte e o sentido de cesto, fazendo com que Portugal vencesse estes 10m por 24-4 o que sentenciou logo o encontro.

Daqui para frente os Portugueses limitaram-se a controlar a equipa adversária e o marcador, de forma a fecharem este Campeonato da Europa em Portugal com uma boa vitória.

De destacar neste encontro a actuação de Callenbach, que apesar de não ter alinhado de inicio, conseguiu em 26min converter 23pts, obter 4ress, 4ass e ainda roubar 5bolas. Também Hugo Sotta, que na véspera tinha actuado somente 9m no último período e tinha tido um papel fundamental para a vitória, foi outra das referências do jogo com 18pts e 20ress.

Explore posts in the same categories: Campeonato da Europa 2009 Sub16 Masculinos em Portugal, Competições Internacionais, Escalões de formação, Selecções Nacionais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: