Selecção Sénior Feminina garante playoff para subida de divisão

Portugal 73 Estónia 41

A selecção sénior feminina venceu ontem, em Coimbra, a selecção da Estónia por largar margem e garantiu assim o apuramento para disputar o playoff do qual saíram as equipas que vão subir da divisão B para a divisão A.

Para o jogo de ontem era esperado o regresso das mais bem sucedidas jogadoras portuguesa, Mary Andrade, à muito afastada da camisola das quinas. Mas este enorme reforço não se veio a verificar (não passou num teste físico) mas toda a equipa não deu importância a esta ausência e num forte colectivo construiu uma vitória “gorda” sobre um forte oponente.

Quanto à história do jogo em si, logo no primeiro período a selecção da casa demonstrou que estava determinada em vencer a partida, apesar de não entrar logo com a “mira” afinada, falando inclusive cesto fáceis, aos pontos foi encontrado o caminho para o cesto (inclusive através da linha de 3pts onde Joana Lopes esteve em bom plano), terminando os primeiros 10m com uma vantagem de 6pts (19-13).

Mas foi no segundo período que Portugal teve o seu melhor desempenho. Ao aumentar a pressão defensiva, com uma excelente atitude de todas as jogadoras lusas, neste período a Estónia só conseguiu 2pts e mesmo este foram da linha de lance livre, ou seja, Portugal não sofreu nenhum cesto de campo neste período.

No inicio da segunda parte esperava-se uma reacção das visitantes, mas mais uma vez as comandadas de Carlos Portugal não deram hipótese, aumentando mesmo a vantagem já registada ao vencer 22-12 este 3ºperiodo. O último período foi já um passeio para Portugal que mesmo assim venceu mais uma vez por 19-14, construindo assim uma magnífica vitória que lhe vai permitir disputar a subida de divisão, de maneira a juntar-se à elite do basquetebol europeu.

Além da já referida Joana Lopes, com 3/5 em triplos, Sónia Reis com 26pts e 8ress e Paula Muxiri 11pts, 4ress e 3ass foram o expoente máximo de um conjunto que vale pelo seu colectivo onde as 12jogadoras tiveram em campo. Portugal obteve no seu colectivo magníficas percentagens, com 22/40 de 2pts, 55%, e 6/10 de 3pts.

Esta nossa selecção joga agora dia 22 no Luxemburgo, mas o 2ºposto da classificação já não lhe foge, logo atrás da Suécia. Ficando assim à espera que no Grupo A se decida quem é o primeiro classificado contra quem Portugal vai jogar, visto que a Holanda recebe a selecção de Montenegro donde o vencedor garante o 1ºlugar do grupo.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Competições Femininas, Competições Internacionais, Selecções Nacionais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: