Rescaldo da Votação – Futuro dos Sub16Masculinos

Foram 77 pessoas, as quais desde já agradecemos a participação activa, que deram a sua opinião na votação “Qual o jovem jogador dos Sub16Masculinos com melhor perspectiva de futuro?” levada a cabo no MaisBasquetebol.

A grande maioria dos participantes “aposta” que o nome Jonah Callenbach é para decorar. O jovem luso com descendência holandesa e que joga actualmente em Espanha, obteve 40% dos votos. Callenbach esta mesmo uns furos valentes acima dos seus colegas, quer actualmente (a vertente que menos interessa) quer como perspectiva futura. O número 9 luso revela um óptimo conhecimento do jogo, boas capacidades técnicas e bons indicadores físicos para o futuro e, fundamentalmente, revela algo que é pouco comum nos portugueses, capacidade de decisão e de assumir responsabilidades. Acho que é claro que o Jonah Callenbach foi um claro destaque português neste campeonato.

Em segundo na votação é o portista Miguel Cardoso com 16%. Miguel foi o verdadeiro motor e alma de toda a equipa portuguesa, todo o jogo luso era pautado por este base. Além de ser uma enorme fonte de assistências para os seus companheiros, Miguel é também um bom marcador de pontos, com um sentido de cesto apurado e até com algum predicado para o lançamento longo. Miguel Cardoso parece ser extremamente competitivo e com uma grande entrega ao jogo, o que é sempre fundamental para ter sucesso, qualidade não lhe faltam para puder triunfar no futuro.

O último posto do “pódio” foi ocupado por Hugo Sota com 13%. Sota obteve números interessantes durante o Europeu, chegando a realizar dois duplos-duplos (Bulgária 11pts-16ress e Irlanda 18pts-20ress) e sendo o 5ºmelhor ressaltador do campeonato. Sota com 1,99m de altura, possui estatura para a modalidade (algo que muitas vezes falta aos jogadores lusos) e além disso, possuía coordenação motora para puder completar o seu jogo e capacidade de mobilidade em campo, mas isso já será trabalho de… treinador! Sota têm ao seu dispor boas “armas” para singrar, mas o trabalho é fundamental.

O resto das votações são distribuídas por vários jogadores, também eles com boas perspectivas de futuro para as suas carreiras. Entre os vários elementos da selecção, nomes como Artur Castela, com 2m de altura e uma boa constituição física; João Álvaro, uma enorme capacidade defensiva e estando num clube com uma boa escola de formação, Barreirense; Pedro Costa, jogador com enorme potencial ofensivo, apesar de ter passado um pouco ao lado do Europeu; ou Filipe Teixeira, também com dois duplos-duplos (Roménia 13pts-15ress e Irlanda 13pts-11ress), com uma elevada estatura (1,99m) e boa capacidade técnica.

O certo é que há bons valores, há boas perspectivas de futuro. É necessário trabalha-las como potenciais…futuros, para sucessos futuros e não no imediato.

E também é necessário ter em atenção que esta geração não se esgota nestes 12jogadores e que há muitos mais valores pelo país fora, que podiam perfeitamente ter representado esta selecção, mas o que interessa é…o futuro!

Explore posts in the same categories: Artigos - opinião, Campeonato da Europa 2009 Sub16 Masculinos em Portugal, Selecções Nacionais

3 comentários em “Rescaldo da Votação – Futuro dos Sub16Masculinos”

  1. Anónimo Says:

    E mais estão na forja. Não foram convocados para este europeu vá lá saber porquê!
    Guilherme Maia, Ricardo Conceição, Diogo Ventura e José Miranda.

  2. Pedro Says:

    o rapaz não tem descendencia holandesa… que se saiba… tem ascendencia…

  3. pata negra Says:

    “Não foram convocados para este europeu vá lá saber porquê!
    Guilherme Maia, Ricardo Conceição, Diogo Ventura e José Miranda”

    Nestas coisas é sempre agradável perceber quem é que não deveria estar para estarem estes…
    Alguns do miudo têm efectivamente algum potencial, mas só com muito trabalho e esforço continuado, ao longo de anos poderão atingir um nível interessante. Mas atenção não estámos na presença de génios, nem de prodígios, o Basquetebol português continua a ser muito fraco, mas infelizmente muitos estão convencidos que temos óptimos jogadores, infelizmente não temos, e temos de nos convencer disso.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: